A Enel Distribuição Ceará piorou no ranking das empresas de energia que mais receberam reclamações de clientes, conforme levantamento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com dados de janeiro a novembro. Foram 10.758 reclamações contra a empresa em 2023, 11,81% acima das 9.622 no igual período do ano anterior, com isso a posição da distribuidora cearense nesse ranking negativo piorasse. A Enel Ceará ganhou mais uma posição e chegou a quarto lugar no ranking.

À frente no ranking das empresas mais reclamadas, conforme a Aneel, apenas a CEEE Equatorial, que atende cidades do Rio Grande do Sul, além de Light e Enel RJ, que atendem a demanda no Rio de Janeiro.

Ainda conforme os dados relativos ao Ceará, quando analisadas reclamações por densidade – por cada 10 mil unidades consumidoras – o percentual de aumento das reclamações em relação ao ano de 2022 chega a 28,11%.

As principais demandas dos consumidores são em relação à qualidade do fornecimento, representando 37,8% das reclamações à agência reguladora. Problemas com serviços técnicos (22,46%), faturamento (14,5%), cobranças (12,79%) e serviços comerciais (10,36%) vem na sequência.

Vale lembrar que a Enel Ceará foi alvo de reclamações de clientes residenciais e empresariais por conta de problemas no fornecimento. O POVO acompanha a questão.

Nos primeiros dias de janeiro também recebeu denúncias de leitores reclamando de quedas e instabilidades no fornecimento de energia, em cidades como Fortaleza e Caucaia.

A queda da qualidade do serviço também motivou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) no início de 2023.

A resposta do consumidor, além de reclamações à agência reguladora, tem sido feito via plataformas como a Consumidor.Gov.

Conforme balanço da plataforma, o número de reclamações contra os serviços da Enel Ceará aumentaram 44,27% em 2023 em relação ao ano anterior.

Já em relação ao índice de resolutividade dos problemas apontados pelos clientes, conforme medição da plataforma o percentual alcançado pela Enel foi de 81%.

O índice obtido pela Enel Ceará, porém, destoa do obtido na média das distribuidoras de energia. Em 2023, o setor elétrico ocupou a terceira posição entre os regulados em satisfação, com 99,3% das reclamações respondidas.

O setor elétrico ficou atrás apenas do transporte aéreo e de telecomunicações no nível de resolutividade.

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