O vereador de Fortaleza Julierme Sena (PL-CE), criticou o posicionamento do governo Lula, após a delegação brasileira enviada à Organização das Nações Unidas (ONU) se abster de condenar o Irã pelos recorrentes episódios de repressão contra mulheres e por penas de morte na capital Teerã.

“Essa omissão diz muito. A esquerda finge se importar em defender os direitos das mulheres. Prova disso, é o Brasil optando por se abster na ONU, onde foi a vez de condenar o Irã pela repressão às mulheres, mas nosso país ficou em silêncio. Cadê o compromisso com os direitos humanos e a luta pela igualdade?”, disse o vereador Julierme Sena em publicação nas suas redes sociais.

A resolução da condenação foi proposta por países da União Europeia e Estados Unidos, tendo apoio de 77 nações.

O Itamaraty justificou a decisão ressaltando preocupações com a situação dos direitos humanos no Irã, mas destacou aspectos positivos, como o acolhimento de mais de 3,7 milhões de refugiados afegãos. O governo brasileiro também mencionou o compromisso do Irã com tratados internacionais de direitos humanos e fez um apelo por maior colaboração com os procedimentos do Conselho de Direitos Humanos da ONU.

COMENTAR