A justiça negou o pedido do candidato Evandro Leitão, do PT, para que Eduardo Girão fosse excluído do debate a ser promovido nesta segunda-feira, dia 16, pelo Grupo O Otimista. A decisão é do juiz da 118ª Zona Eleitoral de Fortaleza, Ezequias da Silva Leite. Na decisão o, magistrado reconheceu que, uma vez convidado formalmente pela emissora, Eduardo Girão (Novo) não pode ser excluído do debate, garantindo assim sua participação em todos os debates a serem promovidos em Fortaleza.

Em uma clara tentativa de macular o processo democrático, Evandro Leitão solicitou, apenas cinco dias antes da realização do debate no Grupo O Otimista, que o nome de Eduardo Girão fosse excluído, demonstrando assim, um ato antidemocrático e sem qualquer compromisso com o povo, uma vez que os debates são importantes para que a sociedade conheça as reais propostas e intenções de cada postulante ao Paço Municipal. Evandro Leitão teve o consentimento dos candidatos Tércio Nunes e George Lima.

Representantes do candidato Eduardo Girão, a convite do Grupo O Otimista, participaram de duas reuniões na sede da emissora juntamente com representantes dos demais partidos para juntos, debaterem as regras do debate. Em nenhum momento houve objeção à participação de Eduardo Girão – um Senador da República eleito com mais de um milhão de votos – no debate por se entender que sua presença nos debates é legítima e honra com o estado democrático de direito em que rege nossa sociedade. Na semana que antecede a realização do debate, Evandro Leitão entrou com um pedido de exclusão o qual surpreendeu até mesmo a emissora que já estava com as regras definidas e todas minutadas – em consonância com TODOS os representantes legais dos partidos que disputam as eleições.

A decisão da justiça lança luz sobre o processo democrático e freia a tentativa obscura de Evandro Leitão em barrar um Senador da república de participar de debates a fim de expor suas ideias para seus conterrâneos. Qual o temor de Evandro Leitão? A resposta toda a população de Fortaleza terá nesta segunda-feira (16) durante o debate do Grupo O Otimista, às 19 horas.

COMENTAR