O líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará, De Assis Diniz (PT), atribuiu as medalhas conquistadas pelo Brasil nas Olímpiadas ao presidente Lula (PT). Momento ocorreu na última quarta-feira (7), no programa debates do Povo, na Rádio O POVO CBN, “Brasil ganhou sete medalhas, né? Você sabe quem possibilitou essas medalhas?” Ao ser questionado quem seria o responsável pelas vitórias, De Assis respondeu: “Luiz Inácio Lula da Silva”.

O líder petista foi interrompido por André Figueiredo, que corrigiu o número de medalhas. “Temos quatorze, não?”

De Assis respondeu que contava apenas as de bronze, o que foi retrucado com ironia pelo pedestista: “Ah, eu estou contando todas. Está contando só a colocação do Evandro? Bronze é terceiro”, disse, insinuando um cenário no qual candidato petista em Fortaleza, Evandro Leitão, ficaria de fora de um segundo turno. Leitão concorre, dentre outros, contra o atual prefeito José Sarto, apoiado por Figueiredo.

De Assis respondeu, criticando Sarto e começou ainda a citar o Bolsa Atleta, que seria o “motivo” pelo qual Lula teria possibilitado as medalhas brasileiras.

No entanto, segundo pesquisa realizada pelo Serasa em parceria com o Opinion Box Opinion Box, divulgada neste mês de julho, quase 70% dos atletas brasileiros têm de bancar roupas, materiais esportivos, transporte, entre outros gastos que para a maioria representa até 10% da renda familiar. Realidade existe em contraste com países com financiamento milionário nos esportes olímpicos.

COMENTAR