O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o imposto sobre herança nos Estados Unidos é de 40%. A fala, dita nesta terça-feira (23), porém, não é verdadeira. Naquele país, este tipo de imposto varia de estado para estado, e o limite máximo é de 8%.

– Nos Estados Unidos, quando uma pessoa tem herança e ela morre, 40% da herança é paga em imposto. Como o imposto é caro, você tem muitos empresários que fazem doação de patrimônio para universidade, para institutos, para laboratórios – disse.

O petista falou sobre o tal imposto durante um discurso na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no campus de Buri, interior de São Paulo.

Na ocasião, Lula disse que no Brasil “o imposto sobre herança é nada, é só 4%”, e, por isso, as pessoas não fazem doação.

De acordo com a CNN Brasil, o imposto sobre herança é feito tanto por tributo federal, quanto por tributo estadual. Apenas 6 estados americanos fazem tal cobrança, sendo eles: Iowa, Kentucky, Maryland, Nebraska, New Jersey e Pennsylvania. Raríssimas são as exceções em que o sistema cobra 40% de imposto.

COMENTAR