O primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, sofreu ferimentos com risco de morte ao ser baleado e ferido em uma tentativa de assassinato nesta quarta-feira (15), informou o gabinete do governo.
Fico, de 59 anos, foi levado às pressas para o hospital na cidade central de Handlova, depois de realizar uma reunião do governo, e estava sendo transportado de helicóptero para a cidade de Banska Bystrica para tratamento urgente, segundo o governo.
Uma testemunha da Reuters ouviu vários tiros após a reunião em Handlova, a nordeste da capital Bratislava. A polícia deteve um homem e os agentes de segurança empurraram alguém para dentro de um carro e foram embora, disse a testemunha.
“Uma tentativa de assassinato contra o primeiro-ministro Robert Fico foi realizada hoje na reunião externa do governo em Handlova”, disse o governo em um comunicado.
“No momento, ele está sendo transportado de helicóptero para Banska Bystrica, porque levaria muito tempo para Bratislava, tendo em vista a necessidade de uma intervenção aguda.”
Os serviços de emergência disseram que receberam informações sobre um homem que estava baleado em Handlova pouco depois das 14h30 (9h30 de Brasília) e enviaram um helicóptero de emergência para um paciente de 59 anos.