O Exército Brasileiro emitiu um alerta público sobre a Política de Moderação nas Redes Sociais, na qual destaca a possibilidade de encaminhar às autoridades competentes comentários que incitem “ódio, violência e discriminação”. O texto foi divulgado nesta semana no site da corporação.

O documento ressalta que os usuários dos canais da instituição devem estar “cientes das regras de uso e convivência”, podendo ser bloqueados imediatamente caso desrespeitem as normas, sem necessidade de justificativa.

“O usuário que desrespeitar essas regras poderá, a critério do CComSEx [Centro de Comunicação social do Exército], ser bloqueado imediatamente, independentemente de justificativa, consulta ou aviso, e, conforme o conteúdo, as mensagens poderão ser encaminhadas às autoridades competentes”, informou o Exército.

Mensagens que contenham linguagem consideradas “inapropriada, apologia a práticas ilícitas, incitação ao ódio, violência, racismo, entre outros comportamentos reprováveis”, serão moderadas ou excluídas.

“O Exército Brasileiro não aprova, apoia, declara nem garante a integridade, a veracidade, a exatidão ou a confiabilidade de qualquer mensagem do usuário, tampouco endossa as opiniões expressas nela”, informou a corporação.

Além disso, a política de moderação do Exército abrange a remoção de conteúdos que envolvam “ameaças, assédio, calúnia, difamação, spam, conteúdo comercial, publicitário, político-partidário, manifestações políticas ou ideológicas, links suspeitos, violação de direitos de imagem e propriedade intelectual, divulgação de informações pessoais indevidas, conteúdo fraudulento ou inverídico”.

COMENTAR