O governo Luiz Inácio Lula da Silva irá gastar R$ 197,7 milhões em um contrato para usar inteligência artificial para monitorar sua popularidade nas redes sociais. Esta é a maior licitação da história da Esplanada dos Ministérios para o setor de comunicação. As agências Moringa, BRMais, Área Comunicação e Usina Digital foram as vencedoras da megalicitação, todas elas com ligações com membros do governo Lula.
A Área Comunicação, conhecida por estreita relação com Otávio Antunes, que é marqueteiro do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. A Usina Digital, associada a Sidônio Palmeira, marqueteiro de Lula na última campanha política, e que se juntou ao governo petista para buscar uma solução para o desgaste na imagem de Lula.
BRplus que integra o consórcio vencedor BR e Tal junto à Digi&Tal, muito próxima dos deputados federais do PT Lindbergh Farias (RJ) e Gleisi Hoffmann (PR), que é a presidente nacional do partido. A agência Moringa L2W3, a preferida do ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) de Lula, Paulo Pimenta, o PP presente na publicação.
O uso de inteligência artificial é o mais caro de todo o contrato de comunicação a ser firmado com o governo federal. O montante é de R$ 71,5 milhões, o equivalente a 36% do valor total.
O monitoramento por inteligência artificial prevê a análise de comentários em idiomas diferentes (português, espanhol, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim) nas redes sociais.