O dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou quatro em cada dez pessoas no Ceará, não possuem qualquer fonte de renda, o índice considera como rendimento mensal aqueles recursos provenientes do trabalho, assim como de outras fontes, como aposentadorias e pensões, pensão alimentícia, além de programas sociais, como Bolsa Família.
Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua – Rendimento de todas as fontes 2023, divulgada nesta sexta-feira, 19.
Ainda de acordo com a pesquisa, em 2023, 140 milhões de brasileiros possuíam algum tipo de rendimento, correspondendo a 64,9% da população.
Nordeste depende mais de outras fontes de renda, como o Bolsa Família
A pesquisa também aponta que os moradores do Nordeste dependem mais de outras fontes de renda que não o trabalho ou aposentadorias. Dentre essas fontes estão incluídos os benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Na Região, 15,7% dependem dessas “Outras Fontes”, enquanto 12,4% dependem de aposentadorias e pensões. No Norte, o cenário é parecido, com 12,9% dependentes dessas fontes diversas que incluem os programas sociais.