O presidente de El Salvador, Nayib Bukele foi reeleito com mais de 83% dos votos, uma ampla maioria se tornando o líder mais popular do mundo, seus adversários Joel Sanchez do Arena obteve 4,1% e Luís Parada do NT 1,6%, mostrando a popularidade de suas políticas especialmente na área da segurança pública.

“De acordo com os nossos números, vencemos as eleições presidenciais com mais de 85% dos votos e um mínimo de 58 dos 60 deputados da Assembleia Legislativa. Um recorde em toda a história democrática mundial”, comemorou o presidente no X, antigo Twitter.

A mensagem de Bukele foi recebida com uma explosão de fogos de artifício em San Salvador. Pouco antes, o diretor da empresa de pesquisas CID-Gallup, Luis Haug, havia divulgado uma pesquisa de boca de urna que dava a Bukele 87% das intenções de voto.

Victor Lopez, um trabalhador da construção civil de 65 anos, estava entre as dez primeiras pessoas na fila de um centro de votação em uma das principais avenidas da capital San Salvador, onde Bukele deverá votar no domingo.

“Temos que continuar as mudanças que estão acontecendo em nosso país – mudanças positivas. Não temos crime, o turismo disparou e outras coisas positivas”, disse Lopez à Reuters.

“Não podemos permitir que os corruptos de antes voltem ao poder, pois assim os projetos que o governo está executando não poderão ser realizados”, acrescentou Lopez, referindo-se aos dois partidos tradicionais do país, FMLN e ARENA.

COMENTAR