Um novo estudo da Faculdade de Comunicações Newhouse da Universidade de Syracuse descobriu que apenas 3,4% dos jornalistas americanos são republicanos. Nos últimos dez anos, a proporção de democratas aumentou para 36,4% e a proporção de independentes aumentou ligeiramente para 51,7%, enquanto a já baixa parcela republicana foi reduzida pela metade.

O estudo é baseado “em uma pesquisa on-line com 1.600 jornalistas americanos realizada no início de 2022” e é o mais recente de uma série de estudos que remontam a 1971 que medem a temperatura do partidarismo, satisfação no trabalho e atitudes profissionais da quarta instituição.

Quando a primeira iteração do estudo saiu há mais de 50 anos, 35,5% dos entrevistados disseram que eram democratas, 25,7% disseram que eram republicanos e 32,5% disseram que eram independentes. A porcentagem que se declara democrata ou independente oscilou ao longo dos anos, com a proporção de democratas atingindo um pico de 44,1% em 1992.

Pesquisas de jornalistas em todo o país em redações locais costumavam fornecer uma imagem mais bipartidária, mas a mídia nacional tem sido severamente liberal desde que Robert e Linda Richter e Stanley Morgan publicaram os estudos The Media Elite em 1981. Eles descobriram que mais de 90 por cento dos jornalistas nacionais escolheram Lyndon Johnson em vez de Barry Goldwater em 1964 e mais de 80 por cento escolheram Hubert Humphrey em vez de Richard Nixon em 1968.

Em 2022, apenas 3,4% dos jornalistas eram republicanos. Esse número era 18% em 2002 e 25,7% em 1971. Como a maioria das profissões, os conservadores têm sido cada vez mais excluídos ou expurgados das fileiras dos jornalistas. Se você se perguntar por que a mídia é como é hoje, este é o motivo.

De acordo com uma pesquisa do Gallup de novembro, as redações de hoje estão muito fora de sintonia com o público em geral. Embora os independentes constituam a maior proporção da população em 40%, a mesma proporção de americanos (29%) são republicanos e democratas.

Em outra pesquisa do Gallup em outubro, os 32% dos americanos que dizem confiar muito ou razoavelmente na mídia de massa para relatar as notícias de maneira completa, justa e precisa iguala o menor número histórico do Gallup, registrado anteriormente em 2016.

Enquanto 58% dos democratas e 29% dos independentes têm muita ou razoável confiança na mídia, apenas 11% dos republicanos se sentem da mesma forma. Dada toda a inclinação na cobertura que expomos no NewsBusters, isso também não é uma surpresa.

Fonte: Paulo Figueiredo

COMENTAR