O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva soma em seu primeiro ano de governo, cerca de 62 dias em viagens fora do país, foram no total 15 viagens internacionais desde o início do mandato. Em novembro, ele chegou a afirmar que teria cumprido seu objetivo de “recuperar a imagem” do Brasil no exterior, enquanto isso ele ainda não fez nenhum visitas aos estados do Sul do país.

Lula chega hoje (06), para participar da Cúpula do Mercosul. Os presidentes da Argentina, da Bolívia, do Paraguai e do Uruguai também devem comparecer à reunião.

Nesta sua última viagem internacional do ano, Lula esteve na Arábia Saudita, no Catar, nos Emirados Árabes e na Alemanha. No terceiro país, o Brasil participou da Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP28).

Com essa “missão cumprida”, portanto, ele promete dedicar-se mais a percorrer o próprio país em 2024. No ano que termina, ele ainda não visitou, por exemplo, a Região Sul, castigada pelas fortes chuvas ao longo do último mês.

Ao menos sete pessoas morreram em novembro no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Em setembro, as enchentes causadas pela passagem de um ciclone extratropical vitimaram mais de 50 pessoas no RS.

COMENTAR