A declaração em que Lula equiparou a ação militar de Israel aos ataques terroristas do Hamas provocou 72% de reações negativas nas redes sociais contra o presidente, e ofuscou o momento positivo que a chegada do grupo de brasileiros da Faixa de Gaza representaria para o governo.

Um levantamento da agência Ativaweb mostra que a fala de Lula resultou em 4,8 milhões de menções no Facebook e no Instagram. Apenas 17% das opiniões registradas foram positivas, enquanto 11% tiveram comentários neutros.

A agência coletou todas as menções à fala de Lula sobre Israel e armazenou em um banco de dados. Uma ferramenta de inteligência artificial foi usada para processar o conteúdo das postagens e analisar o sentimento dos comentários e interações nas redes sociais.

Lula fez a comparação em discurso após a chegada dos brasileiros resgatados da Faixa de Gaza. O presidente disse que a quantidade de mulheres e crianças mortas no conflito entre Israel e Hamas nunca foi registrada em outra guerra.

“Nessa guerra, sabe, depois do ato provocado, e eu digo ato de terrorismo do Hamas, que provocou um ato. As consequências, a solução do Estado de Israel é tão grave quanto foi a do Hamas”, afirmou Lula

COMENTAR