Nesta segunda-feira (6), o secretário-geral da ONU, António Guterres, anunciou o lançamento de um fundo de 1,2 bilhão de dólares (R$ 5,86 bilhões) para 2,7 milhões de palestinos, tanto em Gaza como na Cisjordânia. Lembrando que esse secretário foi o que tentou atacar Israel e não condenou o Hamas no começo da guerra.

O fundo foi anunciado em uma entrevista coletiva em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Segundo Guterres, a iniciativa está sendo promovida pela “ONU e parceiros” para ajudar toda a população de Gaza e meio milhão de habitantes da Cisjordânia.

Mais tarde, o porta-voz de Guterres, Stéphane Dujarric, explicou que esse número foi calculado levando em conta as necessidades de todas as agências da ONU que trabalham na Palestina. Ele especificou que, apesar das dificuldades atuais de acesso a Gaza, a ideia é ter um fundo pronto para quando as condições melhorarem.

Na coletiva, Guterres disse que na guerra de Gaza “estamos testemunhando claras violações do direito internacional humanitário” tanto por parte de Israel quanto do Hamas.

COMENTAR