Uma pesquisa do instituto Gallup traz à tona dados assustadores sobre as mudanças de simpatia dos americanos em relação ao conflito Israel-Palestina, de acordo com a pesquisa, 49% dos democratas (Esquerda) manifestam simpatia pelos palestinos, um número que ultrapassa pela primeira vez o percentual de democratas que apoiam Israel, fixado em 38%.
As atitudes de hoje refletem um aumento de 11 pontos percentuais durante o ano passado na simpatia dos Democratas para com os Palestinos. Ao mesmo tempo, os percentuais que simpatizam mais com os israelitas (38%) e as que não são a favor de um lado (13%) desceram para novos mínimos.
Republicanos apoiam fortemente Israel
As opiniões dos republicanos permanecem inalteradas, com quase oito em cada 10 (78%) continuando a simpatizar mais com os israelitas, enquanto 11% ficam do lado dos palestinos.
Como resultado das mudanças partidárias deste ano, a simpatia pelos palestinos entre os adultos norte-americanos atingiu um novo máximo de 31%, enquanto a proporção que não favorece um lado atingiu um novo mínimo de 15%. Os 54% de americanos que simpatizam mais com os israelenses são semelhantes aos 55% do ano passado , mas são os mais baixos desde 2005.
A diferença de 23 pontos resultante na simpatia dos Americanos por Israel versus os Palestinos representa a menor vantagem de Israel nesta questão na tendência da sondagem de Assuntos Mundiais da Gallup. É também a primeira vez que Israel não desfruta de uma vantagem superior a 2 para 1 sobre os palestinos no que diz respeito às simpatias dos americanos.