Após reunião de várias horas realizada na última quinta-feira, 5, a Prefeitura de Fortaleza decidiu, em acordo com o Ministério Público do Ceará (MPCE), realizar uma nova recontagem de votos da eleição para Conselhos Tutelares de Fortaleza, o motivo de acordo com fontes que acompanharam a detecção do erro foi devido a um problema no software das urnas, que foi disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e o utilizado pela Prefeitura estava desatualizado. O erro fazia que candidatos que tiveram mais de 100 votos em determinadas urnas foram registrados como tendo no máximo 99 votos na contagem final.

A nova totalização dos votos deve ocorrer neste sábado, 7, às 9h, no Espaço do Professor, com isso, a resolução anterior com o resultado da eleição será revogada, com nova contagem sendo posteriormente publicada no Diário Oficial do Município.

Segundo cálculos prévios não oficiais, a questão deve procurar alteração na relação final de conselheiros eleitos, com até três candidatos que não haviam sido eleitos passando a integrar a lista final de integrantes dos conselhos. A nova recontagem será pública e deverá utilizar sistema do Ministério Público do Tocantins (MPTO), que fará a releitura total dos votos.

COMENTAR