A Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministra Rosa Weber, durante o Seminário e Encontro Nacional da Associação de Advogados e Advogadas pela Democracia, Justiça e Cidadania (ADJC), fez uma comparação do evento 8 de Janeiro em Brasília ao ataque Japonês a base de Pearl Harbor no Havaí em 1941, que deixou mais de 2400 pessoas mortas e 1200 feridos.
Em seu discurso, a magistrada citou uma fala de Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos na época do ataque histórico.
– O presidente Franklin Roosevelt, em 8 de dezembro de 1941, perante o Congresso Norte-Americano, ao reagir ao ataque aéreo japonês, deflagrado na véspera, contra as Forças Navais Norte-Americanas, em Pearl Harbor, no Havaí, disse que aquela data, 7 de dezembro de 1941, pelo caráter traiçoeiro da agressão, viveria eternamente na infâmia. Para nós, 8 de janeiro de 2023 será eternamente o Dia da Infâmia. E não deixaremos ser esquecido, na defesa da democracia constitucional e do Estado Democrático de Direito – afirmou a ministra.
Weber foi homenageada no evento por sua atuação no caso das manifestações de 8 de janeiro. A honraria foi dado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Lembrando que o Ataque a Pearl Harbor foi um ataque militar surpresa do Serviço Aéreo Imperial da Marinha Japonesa contra os Estados Unidos (um país neutro na época) na base naval de Pearl Harbor, em Honolulu, no Território do Havaí, pouco antes das 08h de 7 de dezembro de 1941, um domingo. O ataque levou à entrada formal dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial no dia seguinte.