Um ato da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, editado nesta quinta-feira (6), autorizou os parlamentares a participarem da votação da reforma tributária a distância. A regra também valerá para as propostas que forem apreciadas nesta sexta-feira (7).
Com a decisão, os deputados poderão votar por meio do aplicativo Infoleg. “De modo a otimizar os trabalhos da Casa”, justificou o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL).
A medida começou a ser discutida na quarta-feira (5), a pedido de parlamentares que estão fora de Brasília. Com a autorização, a margem de votos favoráveis à reforma tributária deve ser ampliada.
Contudo, até o momento, o plenário está praticamente esvaziado, um forte indicativo de que as negociações nos bastidores continuam acontecendo.
O PL, principal partido da oposição, continua se mantendo firme na orientação contrária à proposta. Nem mesmo o apoio do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), fez a base do PL mudar de ideia.
A CNN apurou junto as bancadas que a proposta deve receber em torno de 330 votos a favor. Para aprovação são necessários 308. Arthur Lira anunciou que espera iniciar a votação da reforma às 18h desta quinta-feira.
Fonte: CNN e Revista Oeste