O Ministro da Educação Camilo Santana, esteve no estado do Ceará, para inauguração de instalações do complexo hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), mas o que chamou a atenção no discurso foi a fala direcionada a Prefeitura de Fortaleza, que no evento estava sendo representado pelo Secretário de Saúde Galeno Taumaturgo.
O evento já havia começado algum tempo antes e Camilo estava no meio do discurso, quando foi informado da presença do representante da Prefeitura. “O secretário está aqui? Vem pra cá, secretário (Galeno Taumaturgo). Queria cumprimentar secretário. Porque é importante que as questões políticas a gente resolver na época da eleição, mas é importante que a gente possa unir as três esferas, governo federal, estadual e municipal. Nosso compromisso e responsabilidade é trabalhar pelo povo”, destacou Camilo.
O comentário de Camilo ocorre em meio a um cenário em que resquícios eleitorais ainda permeiam a rotina de Fortaleza, com a complicada relação entre o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT). O grupo de Sarto, liderado por Ciro Gomes e Roberto Cláudio, está apartado desde 2022 (quando eram um grupo só) do grupo de Elmano, liderado por Camilo e pelo senador Cid Gomes.
Sarto, entretanto, tem feito cobranças públicas de uma audiência com Elmano para discutir questões ligadas a administração da Capital. Ele formalizou o pedido por meio de ofício em 31 de janeiro, mas até agora não foi atendido. Elmano havia argumentado que estava recebendo os deputados estaduais, para que pudessem levar demandas das prefeituras dos municípios aos quais são ligados.