O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) revelou ter conversado com seu homólogo russo, Vladimir Putin, por telefone. Durante a interação, o chefe de Estado russo convidou o líder brasileiro para visitar o país, mas o petista afirma ter negado.

O Kremlin classificou como “construtiva” a conversa por telefone entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta sexta-feira (26). De acordo com o governo russo, Lula compartilhou suas impressões sobre sua participação na cúpula do G7 no último fim de semana e falou sobre possíveis esforços de mediação na busca por uma solução para o conflito na Ucrânia.

Putin confirmou a abertura da parte russa a “diálogo” a nível político e diplomática com a Ucrânia, mas acusou Kiev e o Ocidente de bloquearem os esforços, disse o Kremlin em comunicado.

Os chefes de Estado discutiram ainda aspectos atuais da parceria estratégica entre os dois países e manifestaram interesse mútuo no aprofundamento da cooperação, e trataram de questões relacionadas ao trabalho conjunto no Brics e em outras plataformas multilaterais, segundo a nota.

Vale lembrar que durante sua participação na cúpula do G7, no Japão, Lula não se reuniu com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky alegando incompatibilidade de agenda. Ao ser insistentemente questionado sobre o tema em coletiva de imprensa, o presidente afirmou que não foi ao G7 “discutir a guerra na Ucrânia”, mas sim “economia e a questão do clima”.

COMENTAR