Está marcado para hoje a votação do PL 2630/2020, conhecido como PL da Censura, atualmente o placar nacional marca 241 que votam contra o projeto, com 220 votando a favor da Censura.

No estado do Ceará boa parte dos parlamentares votaram a favor do requerimento de urgência que permitiu que o projeto entrasse em pauta, dos 22 deputados federais Cearenses, 15 votaram a favor, 3 votaram contra e 4 não participaram da votação do projeto, como mostra o site pldacensura.com.br 

Não quer dizer que esses deputados continuem mantendo sua postura em relação ao projeto, por exemplo, o Republicanos em boa parte votou a favor do requerimento de urgência, mas já se posicionou conta o projeto em si, a pressão nas redes sociais está muito grande, principalmente em deputados de perfil mais ao centro ou centro-direita que votaram a favor do requerimento ou se fizeram ausentes, como os Deputados Matheus Noronha, Domingos Neto, Junior Mano, Danilo Forte, Yury do Paredão, Luiz Gastão, Moses Rodrigues e Fernanda Pessoa, praticamente todos os comentários nas postagem desses deputados estão sendo pedindo para votarem não a esse projeto.

Fora do Congresso Nacional, big techs também têm se posicionado contra o avanço do Projeto da Censura. Google e YouTube, que pertencem à empresa Alphabet, divulgaram notas em repúdio ao texto final do PL 2630/2020. A Meta — companhia responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp — afirmou que a proposta lembra o que existe em “regimes antidemocráticos”.

COMENTAR