Nos últimos dias estamos vendo um debate intenso entre o Governador do Ceará Elmano de Freitas e o Prefeito de Fortaleza José Sarto, o motivo é a situação da saúde no estado e na capital, com um culpabilizando o outro pelo problema.

Começou com o Governador Elmano na última segunda-feira (24/04), dizendo atribuindo a gestão municipal de Sarto as lotações nas unidades de saúde, dizendo que o aumento da demanda em hospitais estaduais foi por uma “decisão da prefeitura de fechar serviços de saúde”.

O petista disse ainda que “90% dos casos” que a rede estadual de saúde recebe só no setor de pediatria viriam de pacientes de Fortaleza. Segundo ele, “por fundamentalmente decisão da Prefeitura de Fortaleza de fechar serviços de saúde na Capital”.

Na manhã dessa quarta-feira, o Prefeito José Sarto (PDT-CE) respondeu ao governador dizendo que Fortaleza carrega a saúde do Estado do Ceará nas costas.

“Quem não sabe aqui que o IJF (Instituto José Frota) atende a 50% dos irmãos do Interior do Estado? Quem não sabe que a oncologia, o Crio (Centro Regional Integrado de Oncologia), as clínicas que tratam de câncer, atendem a mais de 50% do Interior do Estado”, disse o prefeito.

Questionado sobre as críticas, Sarto respondeu: “Se o governador realmente não quiser fugir do debate, quiser ajudar, ele tem mesmo é de botar os hospitais regionais para funcionar, a começar pelo hospital da Uece (Universidade Estadual do Ceará), que está lá parado há cinco, seis meses”, afirmou.

Aliados de Sarto e de Elmano trocaram acusações nas redes sociais, e na tribuna da Câmara Municipal e da Assembleia Legislativa, já antecipando uma disputa que ocorrerá em 2024 nas eleições municipais.

COMENTAR