Na manhã dessa terça-feira o Ministério Público do Ceará deflagrou a operação Polímata, com o objetivo de apurar a prática de crimes contra a administração pública e licitatórios na Prefeitura de Pacatuba, o Prefeito Carlomano Marques (MDB-CE) e os Secretários de Desenvolvimento Agrário; Saúde; Infraestrutura e Meio Ambiente; Desenvolvimento Econômico; Cultura; Assistência Social; Educação; e Segurança, Defesa Civil e Patrimonial foram presos durante a operação.
Além do Prefeito e dos Secretários, foram presos funcionários do Gabinete do Prefeito e da Procuradoria Geral do Município, além de ex-gestores municipais e de empresários que tinham contrato com a Prefeitura por dispensa de licitação. No total, foram cumpridos 23 mandados de prisão, todos eles ficarão afastados por pelo menos 180 dias do comando da prefeitura.
A ação realizada pelo pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), teve apoio da Procuradoria de Justiça de Crimes contra a Administração Pública (Procap) e da Polícia Civil do Ceará.